Saiba diferença entre os fogões industriais para a cozinha do seu estabelecimento é muito importante, pois vai influenciar diretamente todos os processos da cozinha, como a velocidade de preparo e saída dos pratos.
Na hora de escolher, detalhes como o material de fabricação, as dimensões, se vai deixar o ambiente agradável e preservar a circulação das pessoas, são pontos importantes que devem ser considerados.
Se puder, opte pelos produtos que são fabricados em aço inox, pois apresentam resistência à oxidação, são mais duráveis e mais fáceis de limpar.
Outro ponto importante é a quantidade média de refeições que você precisará preparar por dia, pois isso influenciará a quantidade de queimadores do fogão. Os queimadores são as bocas do fogão, responsáveis pela saída da chama.Existem diferentes modelos, variando de 2 a 10 chamas.
Além disso, considere também as grelhas do queimador, onde as panelas ficarão apoiadas, pois o tamanho pode variar conforme o modelo. O tipo de saída de gás também é um fator relevante, sendo que alguns possuem saída para gás encanado, mas a maior parte possui conexão com gás GLP.
Tipos de fogões
Indice
Uma diferença básica na hora de escolher o seu fogão é saber se é melhor um de baixa pressão ou de alta pressão.
Os fogões de alta pressão possuem queimadores mais simples e seus orifícios são maiores. Por isso, eles possuem um tempo de cozimento menor, pois possuem uma chama mais forte, mas não apresentam regulagem para a chama.
São indicados para estabelecimentos em que a demanda consiste em obter um cozimento com maior velocidade.
Já os fogões de baixa pressão possuem queimadores simples, duplos, triplos e quádruplos e são mais potentes. Eles permitem um controle maior da chama, ajudando no preparo dos alimentos que precisam de uma densidade de fogo com maior precisão.
Se você precisa produzir pratos cujos alimentos necessitem de maior tempo de cozimento, a recomendação é que escolha um modelo de baixa pressão.
Fogões industriais 2 bocas
O fogão industrial 2 bocas é o mais comum do mercado pela sua praticidade e por ser compacto, capaz de atender muito bem várias demandas. Seus queimadores são mais vigorosos e suportam o uso contínuo e extensivo.
Possuem uma estrutura mais rígida que os fogões tradicionais, são mais robustos e oferecem mais rapidez no preparo dos alimentos.É o modelo ideal para negócios de pequeno porte.
Fogões industriais 4 bocas
O fogão industrial 4 bocas é um modelo maior e que permite uma maior saída de refeições, dessa forma, se você vê a necessidade de expandir o seu negócio, talvez esse modelo seja uma ótima opção. Para os lugares onde o cardápio é diversificado, com a saída de vários pratos diferentes e bom movimento, esse também é o fogão ideal.
Suas chamas são muito mais potentes que as chamas de um fogão normal, conferindo maior agilidade, dando tempo para caprichar na preparação do prato sem se preocupar com o tempo gasto no fogão.
É importante lembrar também que a maior parte dos modelos funciona a gás GLP, ou gás de botijão.
Fogões industriais 6 bocas
O fogão industrial 6 bocas são destinados a negócios que realizam o preparo de grandes quantidades de alimentos, podendo ser usado em restaurantes, indústrias, hotéis, lanchonetes e outros.
Quanto maior o número de bocas, maior a quantidade e diversidade de alimentos que podem ser preparados.
Os queimadores podem ser simples, apenas uma chama ou duplos e triplos. Os modelos com duas ou três chamas são mais potentes e ideais para grandes cozimentos ou frituras em larga escala.
Esteja atento ao tamanho do queimador, que pode variar de 100 a 200 mm de diâmetro. Quanto maior o queimador, maior a potência no preparo dos alimentos e maior a eficiência para realizar um trabalho em larga escala com panelas maiores.
Você já sabia dessas características? Deixe seu comentário!
Veja tambem:
Acougueiro – Como se tornar um profissional
Fatiadora de frios: Agilidade para o seu negócio!
Tipos de Freezers para Cozinha Industrial